Após a relativamente recente consolidação de ideias feministas e o aumento da espetacularização da política, os papeis sociais e políticos desempenhados por esposas de candidatos em campanhas eleitorais ganharam maior relevo. Ademais, os discursos da grande mídia sobre essas mulheres contribuem para a construção de determinadas percepções públicas a propósito da atuação feminina no campo político, evidenciando, ao mesmo tempo, a colonialidade do poder de figuras masculinas. Considerando esse quadro, este estudo se propõe a analisar uma dimensão discursiva específica da cobertura midiática dispensada às esposas dos dois principais candidatos nas eleições presidenciais no Brasil, ocorridas em 2022, Michelle Bolsonaro e Janja Lula da Silva. Essa dimensão corresponde em analisar as repercussões jornalísticas produzidas pelo pronunciamento de Bolsonaro no dia 07 de setembro, no qual o então presidente faz uma comparação entre as esposas, compreendidas como Michelle e Janja. Trata-se, portanto, de um acontecimento em virtude do comprovado aumento dos ataques contra elas após a referida declaração. Com base nos postulados, noções e procedimentos da Análise do discurso, derivada de Michel Pêcheux e seu grupo, articulados com a reflexão de Michel Foucault sobre a ordem do discurso, buscaremos alcançar nosso principal objetivo: analisar a constituição histórica, a formulação linguística e a circulação social de textos e enunciados de jornais que abordaram tal comparação entre as esposas na declaração do dia 07 de setembro, considerando as diferentes formas de como o enunciador se relaciona com o tema e como se constroem posicionamentos distintos apesar de uma aparente univocidade de discursos.
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